Deposite seus objetos metálicos
no compartimento ao lado a fim de evitar maiores transtornos ao adequado
funcionamento do banco.
Seu rosto parece aparentar um
leve transtorno. Suas mãos, nervosas, vasculham o interior da bolsa. Retira todos
os objetos, coloca-os no lugar próprio. Retorna à entrada.
Apita novamente o sinal. Deposite
seus objetos metálicos no compartimento ao lado a fim de evitar maiores
transtornos ao adequado funcionamento do banco.
- Senhora, bom dia. Por favor,
dê um passo atrás e certifique-se de que não há mais objetos metálicos com a
senhora.
- Mas, meu filho, já tirei tudo
de dentro da bolsa.
- Por gentileza, senhora, dê
mais uma verificada. Saia do caminho, por favor, para que as pessoas que estão
atrás possam entrar.
Mesmo sendo a segunda semana do
mês, é grande o movimento naquela agência. Alguns começam um burburinho abafado
que se faz ouvir, outros apontam para a senhora e reclamavam pela sua demora.
Não estavam ali à toa, precisavam pagar as contas atrasadas, abrir conta
poupança, conta corrente, falar com o gerente sobre um futuro investimento,
reclamar da demora da entrega do cartão de crédito.
Novamente o sinal apita.
Deposite seus objetos metálicos no compartimento ao lado a fim de evitar
maiores transtornos ao adequado funcionamento do banco.
- Senhora, mais uma vez, por
favor.
- Meu querido, já depositei tudo
ali naquela caixinha...
- O dispositivo de segurança não
se engana. A senhora está portando objeto metálico.
- Ai meu Deus... Talvez...
- Dê um passo atrás para as
pessoas entrarem.
- É... desculpe... não precisa
me empurrar, minha filha... eu também tenho o que fazer... Meu querido, por
favor...
- O que a senhora tem a dizer?
Fale somente o indispensável.
- É que já faz um tempo eu fiz
uma cirurgia na perna...
A música ambiente é incapaz de
acalmar os ânimos.
- Anda logo, velha!
- Neste caso, senhora, irei
chamar o médico do banco para resolver seu problema.
- Como?!
- Acalme-se.
**
Duas semanas se passam. Ainda
que atarefado, o neto de dona Leonor vai ao Grande Banco. É seu costume estar
com o mínimo de objetos nos bolsos, para evitar reclamações e agilizar os
afazeres nos bancos.
- O senhor irá fazer o quê? –
pergunta a assistente a alguns metros da porta giratória.
- Preciso falar com o gerente.
- Que assunto?
- É sobre um objeto da minha avó
que ficou no banco.
- Perdido?
- Não.
- Tome sua senha. Vire à
esquerda, siga reto, o senhor encontrará uma porta. Atenção, pois seu detector é
mais sensível que aquela ali.
- Ah... minha avó já teve muito
problema com ela...
- Então, ao entrar na sala,
aguarde seu número aparecer na tela.
**
Apita o sinal. Retire qualquer
tipo de objeto para sua própria segurança e melhor atendimento no Setor de
Serviços Superiores.
Aproxima-se o guarda.
- Mas já retirei tudo dos
bolsos.
- Senhor, o anel.
- É minha aliança.
- Por gentileza.
- Já tenho há anos... não irá
sair...
- Neste caso, deixamos ao
critério do gerente. Só um minuto enquanto preencho o relatório que o senhor
deverá entregar ao gerente.
**
- Bom dia. Em que posso
ajudá-lo?
O gerente, com a cabeça enfiada
em um grande livro, ou livro de ata, escreve algo.
- Vejo que o senhor está com o
relatório. – estendendo-lhe as mãos.
Preenche no caderno as
informações que estão no relatório.
- Assine aqui neste espaço em
branco.
Ao dia 21/08/2013, na sala do Setor de
Serviços Superiores, eu, Doutor Abel Marins Filho, Gerente da Ala B do referido
Setor, às 14:31:15, recebo o cliente de senha 21XC7P para tratar do assunto Objeto
Perdido no Banco. Ao entrar o referido
cliente na Sala de Espera do Setor, fui informado pelo Guarda número 30 que o
cliente portava no dedo uma aliança de casamento e que caberia a mim, Gerente
da Ala B do Setor de Serviços Superiores, julgar o procedimento a adotar, visto
que o dispositivo de segurança havia tocado ao se pôr o cliente dentro da porta
giratória a fim de entrar na referida sala de espera. Julgo, portanto, que,
conforme os regulamentos do Grande Banco, deve o cliente de senha 21XC7P ser
atendido e receber as devidas informações a que veio em busca e, após isso, ser
encaminhado à Sala do Setor de Procedimentos Cirúrgicos, onde receberá o devido
atendimento pelo Gerente Médico Senhor Doutor Isidoro Cavalcanti.
- Mas por que eu devo ir a esta
sala desse médico?
- Regras de Segurança e Vivência
do banco. O que o senhor veio tratar comigo? Sobre um objeto perdido nas
dependências do banco? Era seu?
- Não. Da minha avó.
- E o que seria este objeto?
- Acho que é melhor eu relatar o
que aconteceu... Foi na porta giratória da entrada, ela colocou todos os
objetos de metal na caixa, mas ainda assim o sinal tocava, ela então se lembrou
de que havia feito uma cirurgia na perna...
- Sim... sim... Foi recente
isso... estou me lembrando sim desse caso... espere um pouco, parece que hoje
mais cedo estava lendo um relatório sobre isso.
Abre a gaveta e retira um
envelope.
- Aqui está. Certifique-se se é
esse o caso.
Relatório 23
Ao dia 07/08/2013, na Sala C do Setor de
Procedimentos Cirúrgicos, eu, Doutor José Gomes Maia, às 13:23:30, atendo à
cliente de senha 89CR0, que atende pelo nome de Leonor Alves de Andrade Costa.
Foi mandada à minha sala por portar objeto metálico que impedia o bom
funcionamento do banco e que estava este objeto dentro da perna da referida
cliente. Ela me explicou que havia passado por uma cirurgia na referida parte
do corpo. Porém teve de se submeter a mais uma cirurgia nesta Sala em função do
cumprimento das Regras de Segurança e Vivência do Grande Banco.
Às 15:00:00, dou por satisfatório o
procedimento cirúrgico de Retirada de Objeto Metálico Interno. Foi necessário,
além disso e conjuntamente a esse procedimento, um segundo procedimento,
Retirada de Objeto Externo. A paciente se mostra bem após a cirurgia e deve
sair da sala para realizar o pagamento da conta de luz, recebendo de mim uma
senha prioritária, o que lhe facilitará o atendimento no caixa.
- É ela mesma...
- E o que o senhor gostaria de
saber?
- É que minha avó precisa da
perna...
- Nada mais do que justo.
- Eu vim aqui para pegar de
volta.
- Certo. Você está com o número
do protocolo do pedido?
- Não sabia nada disso...
- Você deve ir ao Ministério da
Saúde e pedir para que façam o Relatório de Pedido de Devolução de Partes. Após
isso, darão ao senhor o número do protocolo. O Grande Banco receberá no mesmo
instante uma cópia desse Relatório e o número do protocolo, que o senhor deve
nos trazer para conferirmos e darmos baixa do objeto que ficou conosco. Tendo
entendido o que o senhor deverá fazer, encaminhe-se à Sala do Setor de
Procedimentos Cirúrgicos. Lá o senhor já sabe o que deverá ser feito, isso é
muito óbvio, o que me isenta de maiores informações. No entanto, o senhor deve
saber que, se for realizado o Procedimento de Retirada de Objeto Externo, terá
duas semanas a contar da realização do procedimento para pedir a devolução do
objeto, segundo o relatório e o número do protocolo do Ministério da Saúde,
sendo que isso deverá ser feito por outra pessoa da sua família ou cônjuge, com
os devidos documentos de identificação e cópias autenticadas. Boa tarde.
Gabriel Sant'Ana
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